A Rádio


Jota Sidney, proprietário da emissora, nasceu em Santo André/SP, em 13/05/1963, filho de José de Souza e Waldesilva Moura. Desde criança sentia um intenso desejo de trabalhar e prosperar.

Seu pai tinha uma frota de veículos com vários motoristas, viajando para Irecê, a fim de vender confecções na feira. Muito jovem ainda, J. Sidney vinha junto e tanto mascateava, quanto era locutor de vendas.

“Eu sempre gostei mais de trabalhar do que de brincar e desde os sete anos já era mascate. Às vezes até no domingo, quando todos estavam descansando, eu estava trabalhando, fazendo qualquer coisa que pudesse me ajudar e também ajudar na construção de minha família.”

Em 1982, J.Sidney recebeu convite para atuar em campanha política. Realizando seu trabalho com competência, conseguiu atrair para si a atenção de alguns empresários, que tinham notado a falta de um profissional de seu nível, na área de comunicação. Convidaram-no a vir para Irecê e ele topou.

Inaugurou uma empresa de carros de som, a Atlas Promoções e progrediu muito, fundando mais outra: Avante Promoções e Publicidades. Depois foi convidado para trabalhar como radialista na Rádio Regional de Irecê, iniciando uma carreira que o transformaria em radialista profissional. Ficou no emprego durante algum tempo, veio a ser sócio com 50% de participação nas ações, mas acabou desistindo daquela emissora.

Líder na comunicação e no serviço social

Sob sua direção, no dia 23/12/1991, a Rádio e Televisão de Irecê Ltda. começou a funcionar com 3.000 (três mil) watts de potência, abrindo novas perspectivas para a região, mostrando o que há de bom e o que há de ruim em Irecê.

Não demorou muito e o realizador J. Sidney, dotado de visão futurista, fez a emissora prosperar, em curto espaço de tempo.  A potência passou para 10.000 (dez mil) watts, chegando com som local em mais de 25 cidades da região e cerca de 400 localidades. Simultaneamente foi implantado, em caráter pioneiro, para emissoras de FM em cidades do interior do Nordeste, um sistema computadorizado digital, permitindo qualidade de alto nível em programação musical e publicitária. “Pessoas do Rio de Janeiro, Salvador e outras capitais, quando vêm a Irecê visitam a Líder FM e elogiam” – diz o diretor J. Sidney.

Um dos motivos do sucesso da Líder FM se deve à credibilidade que tem junto à opinião pública e à manutenção de seu espaço aberto para todos: oposição, situação e povo tem espaço para falar, debater e reivindicar.

A Rádio Irecê Líder FM é motivo de orgulho para os ireceenses, porque vem projetando o nome da região de Irecê para o país e o mundo, através da Internet, no endereço www.irecelider.com.br

O grupo J. Sidney é formado pela emissora de rádio, dois trios elétricos, agência de publicidade e carros de som.

“Dificilmente alguém constrói alguma coisa nesse país sem dificuldades. Com honestidade é muito difícil. Eu nunca ganhei na loteria, nunca ganhei dinheiro fácil, nunca roubei. Foi muito difícil e até hoje ainda é, principalmente por causa dos impostos que são muitos”.

Um outro aspecto positivo da Líder FM, que já beneficiou centenas de pessoas, é o serviço social, que coloca no ar os pedidos de pessoas carentes. A maior parte dos pedidos são atendidos pela comunidade.

“Tudo que a gente quer em relação ao trabalho social, a gente vem conseguindo, graças à população de Irecê e municípios vizinhos, ao comércio e a credibilidade de nosso trabalho”.